Bem pessoal, continuando as minhas, ou melhor, as nossas viagens pela Alemanha (Deutschland), hoje mostro mais uma linda cidade daqui. Desta vez, uma que é conhecida mundialmente pela sua principal festa anual: a Oktoberfest. Então, já sabem de qual cidade estou falando? Kkkkk…
Pois bem, no Carnaval deste ano optamos por conhecer um pouco mais além na região. Viajamos por 485 km, saindo daqui de Dillingen/Saar para Munique (München), que fica no sul da Alemanha, as margens do Rio Isar. Foram apenas três dias, pois tivemos que dividir e ir conhecer também um Campo de Concentração que fica nos arredores de Munique, a linda e aconchegante cidade Dachau e, na volta para casa, já no terceiro dia, paramos ainda em Stuttgart, para conhecermos o Museu da Mercedez Benz.
Hoje vamos falar apenas sobre Munique, para a a próxima semana fica o restante da viagem: Dachau e Stuttgart.
Bem, Munique é a bela capital da Baviera, e é a terceira maior cidade da Alemanha, perdendo apenas para Berlim e Hamburgo. Cerca de 1,4 milhões de pessoas vivem dentro dos limites da cidade. Muitos turistas que vêm à Munique ficam absolutamente espantados com a qualidade da arquitetura e, embora tenha sido muito danificada pelos bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial, muitos de seus edifícios históricos foram reconstruídos.
Munique é surpreendente: rica em museus, parques, restaurantes, praças e ruas históricas, e não esquecendo o Reich (Adolph Hitler) andou muito por lá… A cidade sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1972, onde ocorreu o terrível atentado que mataou integrantes da equipe olímpica Israelense, alguém lembra disto? “Massacre de Munique”, é só clicar aqui quem deseja ler um pouco sobre essa história trágica e marcante na época.
Uma coisa é certa, visitar Munique é uma volta ao passado, dos grandes imperadores e reis que marcaram a história da Alemanha, mas deixo um aviso,Munique é a cidade mais cara da Alemanha e o preço dos hotéis deixa qualquer turista maluco, especialmente na época da Oktoberfest fim de setembro/até primeira semana de outubro.
Conseguimos visitar alguns pontos importantes, mesmo com pouco espaço de tempo, e ainda ficou muito coisa para conhecer, então aconselho que venham com tempo suficiente se quiserem realmente conhecer a fundo cidade.
Segue aqui uma listinha de pontos interessantes para conhecer:
– A Weihenstephan é a cervejaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento, fundada em 1040;
– Marienplatz – Praça de Maria ou Praça de Nossa Senhora;
– Frauenkirche – Igreja de Nossa Senhora;
– Peterskirche – Igreja de São Pedro;
– Nymphenburg Palace – Palácio de Nymphenburg;
– Englischer Garten – Jardim Inglês;
-Allianz Arena ;
– Theatinerkirche (Igreja);
– Zoológico Hellabrun;
– Cervejaria Hofbräuhaus;
– Olympiapark – Parque Olímpico;
– Maximilianeum (Palácio);
– Feldherrenhalle (Salão dos Heróis);
– Residenz (Residência Real);
– O bairro boêmio e universitário Schwabing e muitos outros..
ah, uma curiosidade que não sabia sobre a Oktoberfest. “A primeira edição aconteceu em 1810 e, durante estes mais de 200 anos, a festa foi cancelada 24 vezes, durante e depois das 1° e 2° Guerras Mundiais, e por causa de epidemias de cólera nos anos de 1854 e 1873”. Eu imaginava que era eventos recentes, kkkkkkkk, e não tão antigos!
Espero que tenham gostado de mais esta viagem, aguardo vocês na próxima parada/publicação.
Abraços.
Veronnika Vaz.